Avaliação Neuropsicológica

Através de ferramentas de avaliação neurocognitiva, empregam-se técnicas para mensurar as funções mentais essenciais, como memória, linguagem, percepção, raciocínio e lógica.

O processo avaliativo se baseia em testes e questionários, cujas respostas são meticulosamente comparadas a padrões previamente estabelecidos por estudos científicos reconhecidos.

Complementando esses resultados, é realizada uma análise da história de vida do indivíduo, seus aspectos clínicos, psicológicos e sociais, para a elaboração de um diagnóstico e definição de um plano de tratamento personalizado.

É o método utilizado para investigar o funcionamento cerebral e a relação entre ele e o comportamento do indivíduo. Por meio de instrumentos de avaliação neurocognitiva, aplicam-se técnicas para medição das funções mentais, tais como, memória, linguagem, percepção, raciocínio e lógica.

O método de avalição é feito por testes e questionários; cujas respostas são parametrizadas com padrões aprovados por estudos científicos. Associado aos resultados obtidos, a história de vida do paciente, seus aspectos clínicos, psicológicos, e sociais são analisados criteriosamente para construção de um diagnóstico e tratamento.

Transtornos de personalidade ou depressão ligados, bem como, lesões cerebrais e seus níveis de comprometimento são invariavelmente detectáveis através da metodologia aplicada nos testes. Indicado para diversos casos clínicos, pacientes com dificuldade de aprendizagem, comprometimento de memória ou concentração, apresentam eficaz diagnóstico.

Fundamentalmente a avaliação e diagnóstico neuropsicológico, oferece condições do tratamento preciso dos sintomas, detectando anomalias que não aparecem na rotina da pessoa, bem como; de modo até despercebido, doenças neurodegenerativas.

A tomada de decisão de medidas terapêuticas, com indicação específica de tratamento será importante para reabilitação no acometimento do transtorno ou de alguma lesão.